Quebradeiros do grupo Ibá Omi se apresentam no I Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti

O grupo formado pelos quebradeiros, João Griot, Ana Cê, Samira Marques e Janaína Portella, vai participar do Festival Literário Internacional da Diáspora Africana – FLIDAM, realizado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.

O grupo Ibá Omi, propõe a valorização da cultura popular a partir da corpOralidade manifestada em diferentes linguagens. Nesse coletivo estão presentes a dança popular, dança afro, contação de historia, teatro, música.

O grupo Ibá Omi fará uma contação das Aventuras de Kekerê e Onã.
Neste espetáculo-oficina o grupo utiliza as linguagens teatral, circense, canto, dança e a manipulação de fantoches para adentrar no universo infantil com o auxilio de nossos “bonecos” pequenos Griôts (Kekere e Onã) que embarcam em aventuras para procurar histórias guardadas pelo Deus do Céu.

Recontar a historia da humanidade, afirmando a África como o ponto de origem dos diversos povos que foram “se espalhando” pelo mundo, desconstruir o imaginário negativo sobre o continente africano, restabelecer o elo entre a historia do povo afro-brasileiro e seus valores, resgatando a cultura, autoestima e afirmando identidades plurais, corroborando com a construção de um novo cenário social em que as diferenças individuais e coletivas sejam respeitadas é o objetivo do trabalho embasado pela lei 10.639/03.

O grupo Ibá Omi (Reverência as águas) estará no dia 21/11 ás 15h dentro da tenda do coletivo grito do silêncio em São João de Meriti, Venha participar.

A quebradeira Claudina de Oliveira também  participará do evento com a exposição Autores e Livros Baixada Fluminense.

Veja aqui programação da FLIDAM que acontece entre 20 a 23 de novembro em São João de Meriti.

Flyer_web