No dia 13/1/2013, o coletivo grito do silêncio iniciou uma atividade de literatura oral e escrita no município de São João de Meriti, o projeto Presente de Criança. Este projeto consiste em presentear diversas crianças com um material literário de diferentes culturas e temas, com o intuito de fomentar o saber literário e oral em cada participante e criar uma ciranda literária em movimento na qual os livros saem, retornam e circulam nas mãos e nas casas de todos/as participantes/crianças. Tal projeto, criado por este coletivo, retornará ao mesmo local no dia 10/3/2013 para continuar a ciranda literária.
Juntamente com a comunidade, pais, mães, comerciantes e parceiros, o COLETIVO GRITO DO SILÊNCIO almeja incentivar a leitura nas diversas crianças deste município que tem dentre seus habitantes de 0 a 14 anos, uma população de aproximadamente 104.645, sendo que, entre estes, apenas 80,011 já frequentaram/frequentam escola ou creche. Constatou-se no município em questão que também existe uma população de não leitores/não frequentadores de escola/creche, de aproximadamente 46.976 habitantes, compreendidos entre as idades de 0 a 14 anos (IBGE 2010). Estes dados nos fornecem um parâmetro da dimensão da importância desta ação de literatura oral e escrita dentro deste município (São João de Meriti).
Com estes dados conseguimos verificar que mesmo tendo alcançado um universo de MAIS DE 140 LIVROS DOADOS, MAIS DE 40 CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONTEMPLADOS, MAIS DE 10 PESSOAS DA COMUNIDADE PARTICIPANDO ATIVAMENTE E MAIS DE 25 MUNÍCIPES E NÃO MUNÍCIPES APOIANDO, esta ação precisa continuar para que possamos, além de incentivar, atuar diretamente na transformação deste quadro de não leitores(as) de 0 a 14 anos em São João de Meriti.
“A educação transforma pessoas. As pessoas transformam o mundo.” (PAULO FREYRE)
Nós, do COLETIVO GRITO DO SILÊNCIO, agradecemos mais uma vez aos nossos colaboradores e nossas colaboradoras desta e de muitas outras ações futuras.
PS.: Caso alguém tenha ficado fora desta lista, entre em contato conosco e relate, que corrigiremos no ato, pois somos passíveis de erros e acertos.
- Alessandra Pequeno (Corpo de Bombeiros) – DOAÇÃO
- Ana Maria Pequeno (educação municipal) – DOAÇÃO
- Ana Paula Pequeno (educação municipal) – DOAÇÃO
- Beá Meira (UFRJ) – DOAÇÃO
- Bebel (educação municipal) – DOAÇÃO
- Bento (aluno de escola municipal) – DOAÇÃO
- Biblioteca municipal SJM, Vicente (Educação municipal) – DOAÇÃO
- Brenda (aluna de escola municipal) – DOAÇÃO
- Coletivo Grito do Silêncio – REALIZAÇÃO
- Comunidade da rua Antônio Muniz Machado – PARTICIPAÇÃO DIRETA NA AÇÃO
- Evandro (Amar São João) – DOAÇÃO
- Fabiano Amaurilo (técnico ferroviário da Supervia) – DOAÇÃO
- Família Luminato – DOAÇÃO
- Itamar Silva (Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) – DOAÇÃO
- Jorge Alberto (formado em Jornalismo – Facha) – DOAÇÃO
- Katia Cavalcante Luminato (parceira do Coletivo Grito do Silêncio) – DOAÇÃO
- Maria Carolina (educação municipal) – DOAÇÃO
- Martim (ativista alemão – Interbrigadas) – DOAÇÃO
- Ronaldo Braga (educação estadual) – DOAÇÃO
- Rosangela Gomes (UFRJ) – DOAÇÃO
- Rosemary (educação particular) – DOAÇÃO
- Ryan (aluno de escola municipal) – DOAÇÃO
- Vanessa Pequeno (técnica circense e atriz) – DOAÇÃO
- Vicente França (diretor do Sepe) – DOAÇÃO
- Walquíria Santos (educação estadual) – DOAÇÃO