Na próxima terça-feira dia 26 de março, a professora Fernanda Medeiros vai falar sobre Shakespeare e o teatro da palavra.
A palavra-veneno de Iago; a palavra-paixão de Romeu e Julieta; a palavra-persuasão de Marco Antonio; a palavra-tempestade de Lear; a palavra-equívoco das Bruxas; a palavra-brinquedo de Feste; a palavra-malandragem de Falstaff; a palavra-flor de Ofélia; as palavras-palavras-palavras de Hamlet, e tantas outras palavras…
Trabalhando com a matéria-prima do teatro do seu tempo – a linguagem – Shakespeare, poeta e dramaturgo, forjou palavras novas para antigas histórias, reinventando-as e criando, nesse processo, inúmeras possibilidades de representação do humano.
Na etapa expositiva, Fernanda vai contextualizar o lugar da palavra no teatro elisabetano e no momento histórico da virada do século XVI para o XVII, tendo as peças de Shakespeare como referência. Depois ela vai convidar os alunos a lerem passagens de Romeu e Julieta, a fim de propiciar uma apreciação mais detalhada dos recursos poéticos e linguísticos de Shakespeare na construção de suas cenas.
PROF. DRA. FERNANDA MEDEIROS é Professora Associada de Literatura Inglesa da UERJ.
Foto: jeffharris