U.Q COMEMORA 10 ANOS NO M.A.R

Foto: Coordcom/UFRJ

No aniversário de 10 anos de existência, em dezembro de 2019, a Universidade das Quebradas, projeto de extensão do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ (PACC), convocou quebradeiros e quebradeiras para mais um diálogo entre a sociedade e o saber científico das faculdades. Acompanhados de palestras sobre cidadania, direitos humanos, cidade e cultura, os integrantes do projeto acompanharam o lançamento do Programa de  Residência Artística e Social , que visa desenvolver ações culturais com apoio e contato de profissionais da área convidados pela instituição.

Além da Residência, a proposta do evento se inspirou no símbolo africano Sankofa, refletindo sobre o passado para resgatar aprendizados que vão ser usados em um futuro melhor. Essa simbologia é a chave perfeita para celebrar uma década de existência, uma vez que valoriza tudo que já aconteceu, mas sem esquecer da importância da fomentação de um projeto duradouro e sadio. Essa troca entre os quebradeiros e sua formação enquanto sujeitos coloca a UQ a frente dos temas atualmente noticiados.

As celebrações e discussões se encerraram em uma ocupação artística que durou dois dias no Museu de Arte do Rio (MAR), repleto de convidados em palestras e rodas de conversas que debateram temas como pluralidade na educação, povos indígenas, produção audiovisual dos alunos, apresentação de jongo e literatura de cordel.