U.Q oferece mais de 180 vagas em oficinas gratuitas

Por: Eduardo Ribeiro

Foto: Waggner Basquete Cruzada

Desde 2022, a U.Q realiza oficinas online ou presenciais, capacitando diversos alunos nas mais diversas áreas. Mas em todas o quebradeiro é protagonista, em um convite à importância da atividade artística, escrita e domínio de sua própria narrativa. Por isso, apostando na arte, produção cultural e audiovisual, a U.Q abriu inscrições entre abril e agosto para 3 oficinas.

Focando em leitura e produção textual, a oficina “Livres Livros: ateliê de leitura e escrita” forneceu 50 vagas em sua inscrição online. Os encontros foram realizados pelo Zoom a cada 15 dias, e recebeu alunos em um período de 5 meses e totaliza 10 encontros. A proposta instiga os matriculados com a frase tema: “Autorize-se a escrever. Sua narrativa é registro e história. PROTAGONIZE!” e trouxe como novidade o fornecimento de vagas para o público masculino. Sua aula inaugural contou com a presença de Veríssima Freitas, cantora e professora formada em Letras pela UNIG e Gilda Portela, multiartista e pós-graduanda em História pela UFMT.

Para os interessados em cinema, a oficina de documentário foi a oportunidade perfeita de aprender um pouco mais sobre o ofício da sétima arte. Os encontros foram sediados no Museu de Arte do Rio (M.A.R), no Centro da cidade.  Em uma formação de 3 meses, a U.Q forneceu 40 vagas para encontros semanais, todas as quinta-feiras e restritos para o público acima de 18 anos.

Na área da cultura, a oficina de preparação de projetos para agentes culturais foi a capacitação para aqueles que já trabalham na área. Em encontro único e com mais de 100 vagas,  os interessados puderam entender mais sobre a cena cultural e as oportunidades de editais da cidade. Todas as 3 oficinas forneceram certificados gratuitos emitidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e se você perdeu o prazo das inscrições fique ligado em todas as redes da U.Q para fazer parte deste aprendizado coletivo.