Apesar de estarem no mesmo espaço para trocar conhecimentos, os quebradeiros do Polo Avançado da Universidade das Quebradas em Manguinhos, possuem diferentes histórias de vida e experiências. No último dia 4 de agosto, durante a Chegança, conversamos com alguns alunos, pedimos que eles se apresentassem e falassem das suas expectativas para o semestre.
Luciano Garcia é articulador social na comunidade do Complexo do Alemão e veio para o Polo Avançado da UQ para trocar experiências com o pessoal da área de cultura e entender as mudanças que estão acontecendo nas comunidades depois das ocupações.
– Essa é a minha moeda de troca aqui dentro: trazer um pouco do meu conhecimento e colher um pouco do conhecimento de todos.
Marcelo MG é outro dos novos quebradeiros que acabaram de chegar. Para o DJ, que faz o “Fúria Hip Hop” na Lapa há 14 anos, o que mais chamou a atenção no projeto é a oportunidade de sanar o débito que ele tem com a sua própria comunidade.
Apesar da diferença de idade, Irani Vitoria e Gisele serão colegas ao longo do curso. Irani, que é presidente da Associação de Bandas e Fanfarras da Cidade do Rio de Janeiro, promete “quebrar tudo”. Gisele trabalha com animação infantil e ficou surpresa com o tamanho do projeto.
Marcelo de Almeida, de São João de Meriti, também falou o que espera:
– Juntar todas essas experiências num grande caldeirão, proporcionar trocas e quebrar a barreira cultural, a barreira do preconceito.
Confira mais depoimentos e conheça alguns dos quebradeiros no vídeo abaixo.