Sempre prestigiando e motivando a classe, a professora de Linguagem e Expressão da Universidade das Quebradas, Sandra Portugal, apresentou o texto de Cassiano para uma reflexão inicial.”Tomei coragem para publicar algo e escrever mais.”
Nesta terça-feira, apresentando o tema “Técnicas e Modos de Produção Textual” a professora salientou com a reflexão inicial, a importância de identificar os modos de organização de um texto em sua fase de produção e a identificação de cada tipo de texto de acordo com os objetivos e intenções do autor.
Considerando a necessidade de cada um em desenvolver habilidades de escrita e a constante demanda de produção de registros cotidianos, as exigências de criação e o trabalho de projeto para conclusão do curso, a aula teve como objetivo a identificação dos textos narrativos, descritivos, expositivos e argumentativos.
As características de cada tipo de texto foram apresentadas nos textos dos quebradeiros e de autores consagrados, selecionados pela professora Sandra com muito critério. Histórias do Cabeça de Cuia de Clarice Azul (narrativo); Fragmento da obra Clara dos Anjos de Lima Barreto (descritivo); O líder de mudança e o líder de resistência de Madalena Freire (expositivo) e o texto de João Griot (argumentativo).
Em seguida Sandra apresentou mais quatro textos, escolhidos nos comentários do site, para a turma identificar que tipo de textos eram estes. Os textos da Beá Meira, Rute Casoy, José Carlos Oliveira Soares Junior e Pablo Ramoz foram discutidos e classificados.
Muitas foram as observações e as reflexões acerca da tipologia textual apresentada. O assunto não se esgotou e certamente no nosso último encontro da disciplina Linguagem e Expressão, teremos além das atividades do autor Câmara Cascudo (lembrando aos ausentes), oportunidade para novos esclarecimentos e muito proveito do conteúdo desenvolvido com maestria pela professora Sandra Portugal.
Por: Wanda Lúcia Batista Bolsista PIBEX- UFRJ Faculdade de Medicina- T.O.