Pós-aula de Linguagem e Expressão: Tipos de textos

Sempre prestigiando e motivando a classe, a professora de Linguagem e Expressão da Universidade das Quebradas, Sandra Portugal, apresentou o texto de Cassiano para uma reflexão inicial.”Tomei coragem para publicar algo e escrever mais.”

Nesta terça-feira, apresentando o tema “Técnicas e Modos de Produção Textual” a professora salientou com a reflexão inicial, a importância de identificar os modos de organização de um texto em sua fase de produção e a identificação de cada tipo de texto de acordo com os objetivos e intenções do autor.

Considerando a necessidade de cada um em desenvolver habilidades de escrita e a constante demanda de produção de registros cotidianos, as exigências de criação e o trabalho de projeto para conclusão do curso, a aula teve como objetivo a identificação dos textos narrativos, descritivos, expositivos e argumentativos.

As características de cada tipo de texto foram apresentadas nos textos dos quebradeiros e de autores consagrados, selecionados pela professora Sandra com muito critério. Histórias do Cabeça de Cuia de Clarice Azul (narrativo); Fragmento da obra Clara dos Anjos de Lima Barreto (descritivo); O líder de mudança e o líder de resistência de Madalena Freire (expositivo) e o texto de João Griot (argumentativo).

Em seguida Sandra apresentou mais quatro textos, escolhidos nos comentários do site, para a turma identificar que tipo de textos eram estes. Os textos da Beá Meira, Rute Casoy, José Carlos Oliveira Soares Junior e Pablo Ramoz foram discutidos e classificados.

Muitas foram as observações e as reflexões acerca da tipologia textual apresentada. O assunto não se esgotou e certamente no nosso último encontro da disciplina Linguagem e Expressão, teremos além das atividades do autor Câmara Cascudo (lembrando aos ausentes), oportunidade para novos esclarecimentos e muito proveito do conteúdo desenvolvido com maestria pela professora Sandra Portugal.

Por: Wanda Lúcia Batista Bolsista PIBEX- UFRJ Faculdade de Medicina- T.O.

5 comentários sobre “Pós-aula de Linguagem e Expressão: Tipos de textos”

1. Pois então solte o verbo, Leda. Você vai ver como é gostoso ver o seu colega, seu parceiro se debruçar sobre o seu texto e se emocionar e aprender com ele.

2. A aula foi muito rica!Sou tímida para escrever,mas fiquei com vontade de ter um texto utilizado pela professora Sandra.Essa aula foi inspiradora!

3. Sandra, parabéns pela aula! Que tecido lindo este que você fez. Usando os textos que pintam aqui no site para nos ensinar a pensar de forma estrutural no que escrevemos.
    Dá o maior trabalho fazer uma aula desta. Mas que belo material temos aqui no site, não é?
    Claro que fiquei envaidecida por ver meu texto lá na parede. Foi bom experimentar esta sensação que vários quebradeiros já sentiram. Mas eu gostei mesmo de aprender sobre as regras da boa argumentação. Vou botar em pratica logo mais.