Constatação, por Ligia Guimarães

Abriu a janela do seu quarto e constatou que o dia estava perfeito para pedalar.

Vestiu roupas leves e partiu. Logo no começo, já encontrou seu primeiro obstáculo, o Morro da Cruz, uma ladeira bem puxada para ciclista de fim de semana — a grande maioria sobe empurrando a bicicleta. Ela subiu pedalando, sabia que ao chegar no topo receberia seu presente, a bela vista da lagoa de Saquarema, que nesta manhã estava especial. O tempo nublado e apenas uma leve brisa fazia da lagoa um grande espelho d’água, refletindo todo o contorno em sua volta. Sentiu-se privilegiada por poder desfrutar de tão bela vista. Deu um tempo para recobrar o fôlego e apreciar mais um pouco a paisagem. Desceu o lameirão com o vento no rosto e com a sensação de liberdade que a velocidade costuma causar.

Seguiu o passeio pela lagoa aproveitando aquele delicioso dia. Depois de muito andar decidiu que já era hora de voltar; resolveu mudar o cenário e subiu para a praia. Deu um mergulho, bebeu água de coco, bateu papo com a galera, apreciou o surfe, passou uma boa meia hora nesse desfrute, mas tinha que ir pra casa, compromissos.

Voltava sentindo-se feliz e leve. Fazendo planos para o resto do dia, continuava pela ciclovia quando, ali na frente, avistou um rapaz bem alto, e que parecia ainda mais alto porque estava em cima da calçada. Arrumava algumas compras na cestinha da sua bicicleta. Ela continuava o observá-lo, na expectativa de que o rapaz se desse conta da sua aproximação. Quando ela estava muito próxima, o rapaz resolve sair com a bicicleta e joga a perna por cima do banco, e ela só vê a Haviana vermelha acertando em cheio o seu rosto. Fecha os olhos e só volta a abri-los muito próximo do chão. Pronto, ela caiu! Um susto muito grande! Logo em volta dela surgiram algumas pessoas tentando ajudá-la a se levantar. Observou em seu corpo algumas escoriações, mas, felizmente, não havia quebrado nada, e dentro do possível, estava bem.

Ficou um bom tempo sem pedalar, até que um belo dia abre a janela do seu quarto e constata: tá perfeito para pedalar…

 

Ligia Guimarães Gurgel
Foto: Toinho Castro