Formatura da 4ª edição da UQ!

Finalmente o grande dia, após meses de dedicação idas e vindas ao MAR, chegou o dia de comemorar, não o fim, mas o inicio de uma longa jornada.  A celebração da formatura da quarta edição da Universidade das Quebradas aconteceu no melhor “estilo de boteco”. Quebrar, reinventar, lutar… Não são simples palavras, mas sentimentos, ensinamentos e desejos que devem permanecer conosco de agora em diante.

Christina Hare guiou com maestria a cerimônia que contou com muitas homenagens. O poeta Xandu encantou a todos com um poema de sua autoria, que homenageou as mulheres. Em seguida foram chamados os paraninfos. Nossa amada Rô Gomes, emocionou a plateia com um belíssimo e sincero discurso sobre a sua jornada como “quebradeira” e a importância da UQ.  Rô também foi homenageada, em nome de todos os Quebradeiros por Edmar que entregou um divertido e singular presente.

Beá Meira parabenizou a todos por seus trabalhos e pelas produções: falou dos quarto Territorios apresentados, dos 50 posts de textos desta turma, artigos, projetos, da participação em homenagens à Augusto Boal e Abdias Nascimento, no sarauvá, na Cartografia, na revista Fala quebradas e o projeto com os Diários que ainda será realizado. Elogiou o sentido de coletividade da turma e ressaltou as dificuldades que todos tiveram que superar para chegarem à formatura. Afirmou que mais importante do que o diploma é a satisfação de cumprir o que a gente se compromete a fazer.

Egeu Laus citou Steve Jobs em seu famoso discurso a uma universidade americana, ressaltou o compromisso que todos os quebradeiros devem ter não apenas com a UQ, mas com as periferias do mundo. Dedicação e Igualdade foram às mensagens principais.

O orador da turma, Ângelo, falou sobre as responsabilidades de todos como quebradeiros. Ressaltou a atenção que devemos ter com o outro, a troca que é o objetivo principal do projeto e a importância de sempre repensarmos as nossas ações, quebrar paradigmas e se reconstruir sempre que a necessidade surgir.

Hare definiu o perfil do quebradeiro como um pensador que ganha à rua, em seguida ela e Ângelo recitaram o “Pai Nosso Quebradeiro”.

Foi exibido o Vídeo da estreia do Fala Quebradas feito por Denise Costa.

Fábio e Juliana presentearam Ângela Carneiro com um mosaico que simboliza a diversidade da UQ. Numa Ciro que infelizmente não pode comparecer a formatura foi lembrada e recebeu aplausos de todos.

Eleonora Ziller exaltou que a UQ simboliza as novas possibilidades de construção de uma Universidade, ressaltou as dificuldades do ensino superior de sua época e as melhoras conquistadas atualmente. Lembrou da importância da UFRJ e frisou que devemos lutar para construir uma universidade amada e integrada.

Diplomas entregues! Uma vez quebradeiro, sempre quebradeiro!

A festa de formatura foi um show de lindas performances contando com Clarice Azul, Jéssica Rangel e Chica. A performance do Carlo Alexandre, banda de Alex Nistaldo, o Rap de Nuno DV e o show de Ludi Um embalaram o fim da tarde em um delicioso Boteco.

Priscila Medeiros.  Bolsista PIBEX/UFRJ

Foto: Beá Meira