Na tela em 20 minutos

Tela de Denise e Jussara
Tela de Denise e Jussara

Por Rosilene Miliotti

As quebradeiras Jussara Santos e Denise Kosta, foram selecionadas para participar do ArtBattle, um evento mundial, muito concorrido em diversas cidades onde o artista recebe um cavalete, uma tela, pincéis e tintas de todas as cores e, em apenas 20 minutos, deve pintar um quadro. São duas baterias com oito artistas cada. Dessas baterias serão selecionados, pelo público presente, três artistas, que irão para a última bateria da noite, na qual só há um vencedor, que ganhará, além de dinheiro e troféu, uma vaga para a última etapa, que acontecerá no fim do ano. Todos os quadros produzidos serão leiloados.

Jussara é artista visual e quebradeira desde 2011, cujo trabalho “Fé na Paisagem – O Redentor” consiste na pintura de painéis do Rio de Janeiro, selecionados a partir de fotos clicadas por ela. “São pinturas que visam mostrar diferentes temas abordados referentes à cidade. Pintei em 10 minutos, mas não achei positivo. Eu imaginei fazer uma determinada paisagem e acabei fazendo outra.”

A publicitária e designer Denise foi selecionada para a fase final. “Foi muito difícil produzir em 20 minutos. É muita pressão, principalmente quando você está diante da tela em branco. O que pintar? Um rosto? Uma paisagem? Decidi pintar uma ‘ação’ que contempla uma mulher servindo à mesa de manhã. Quando terminei a seletiva, outro artista olhou o quadro e disse ‘olha ali a dona Maria fazendo café’, aí eu respirei. Não sabia se a obra seria selecionada pelo júri, mas a sensação era de missão cumprida”, conta aliviada.

“Sou publicitária e designer por formação, mas o desenho livre é o que me move. Desenho tudo, o tempo todo. Pintura em tela é uma atividade recente, e esse foi meu terceiro quadro — os dois primeiros postei no Facebook e acabei vendendo. Apesar disso, entro nessa disputa com muita cautela”, conta a quebradeira. Na opinião de Denise, as Quebradas, na qual ingressou em 2010, são um suporte, são ares, renovação e aprendizado.

Para Jussara, a Universidade das Quebradas acrescentou conhecimento na sua vida profissional. “Outra forma de olhar minha produção artística. Já entrei fazendo arte e não mudei minha forma de fazer, mas de apresentá-la. Ter o conhecimento dos estudos da academia sobre os temas que trabalhava fez com que eu melhorasse minha postura, principalmente com relação à fala. E perdi o medo de me expor em público”, conclui.

A próxima edição do ArtBattle será no dia 08 de novembro, no Casa Shopping (Barra da Tijuca). Podem ir torcer. O evento é público!