Outra – poesia reunida no sarau de Manguinhos

1 - Convite SarauO Sarau Poético de Manguinhos teve sua primeira edição em dezembro de 2001. Foi organizado por professores e alunos do Pré-Vestibular Comunitário de Manguinhos (PVCM), um movimento de educação popular, laico e apartidário, que atuou no campo da educação com a capacitação para o vestibular de estudantes economicamente desfavorecidos de Manguinhos e de outros bairros do entorno. Desde então, Manguinhos passou a reunir, nos dias de Sarau, poetas de diversos bairros e favelas do Rio. Zona Sul, Subúrbio e Baixada se concentravam naqueles encontros poéticos.

Em 2010, o Sarau deixou a sede do PVCM e mudou-se para o hall do cineteatro da Biblioteca Parque de Manguinhos. Ali passou a manter frequência mensal e o mesmo germe aglutinador da diferença. Outra – Poesia reunida no Sarau de Manguinhos procura dar conta da diversidade e da diferença de espaços socioculturais por meio de dicções poéticas que poucas reuniões literárias são capazes de aglutinar. Entre o excesso do sentimento e a contenção do verso, entre a força do corpo e da oralidade na performance e a inocência do hermetismo na escrita, entre a expressão das experiências vividas e a leitura crítica do mundo, os poetas e poemas ali reunidos se intercomunicam através de vasos insuspeitos e compõem um panorama significativo da poesia brasileira contemporânea. O resultado do conjunto é uma poesia que expõe mesmo o próprio estatuto do poético, percebido e constituído em esferas distintas da sociedade, que tem em comum o fato de estarem mais livres da perspectiva normativa e acadêmica sobre o que é poesia.

Nova geografia da poesia carioca

Organizada pelos editores Alexandre Faria e Oswaldo Martins, a coletânea inclui quatro poetas de Manguinhos, Claudio Barreto, José Pereira Dias, Maura Santiago, Maria do Socorro, cinco de outras localidades cariocas, Adriana Kairos (Maré), Aline Leite (Acari), Elesbão Ribeiro (Piedade), Mozileide Neri (Pavuna), Monique Nix (Vila da Penha), e, ainda, André Capilé, poeta multimunicipal (Barra Mansa, Juiz de Fora e Rio) convidado do primeiro sarau feito na Biblioteca Parque e, desde então, parceiro e colaborador do evento.

Além do lançamento, que ocorrerá na Biblioteca Parque de Manguinhos, a editora TextoTerritório organizará também uma mesa-redonda sobre a poesia carioca contemporânea, na livraria Moviola, em Laranjeiras, da qual participarão Alexandre Faria, André Capilé e o professor da UFRJ João Camillo Pena.

Serviço:

• Lançamento: 04/06/2013, terça-feira, 18h30min Biblioteca Parque de Manguinhos Av. D. Hélder Câmara, 1184 (atrás do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila)
  • Mesa-redonda “Poesia Carioca Contemporânea” 25/06/2013, terça-feira, 18h30min Livraria Moviola Rua das Laranjeiras, 280 lojas B e C, Laranjeiras