Pós-aula – Linguagem e Expressão | Professora Sandra Portugal

A professora motivou a platéia apresentando questionamentos sobre a relação entre Linguagem e Expressão. Ela ressaltou a importância da linguagem, do registro técnico, a urgência da expressão interior e como podemos traduzir em palavras o que captamos com nosso olhar, possibilitando leituras de mundo.

Seguiu provocando a reflexão sobre o papel da imagem e do texto, questionando os quebradeiros sobre qual deles é mais relevante. Foram apresentados os seguintes textos: Vozes-Mulheres de Conceição Evaristo e Perguntas à Língua Portuguesa de Mia Couto, além de uma releitura da Mona Lisa, de Leonardo da Vince.

Sandra Portugal fez uso da imagem propiciando aos presentes, o exercício do olhar observador e crítico. A professora anunciou que vamos trabalhar a importância da liberdade de expressão, a identificação dos diferentes tipos de texto, a capacidade de interagir com a mensagem e as possibilidades de interpretação subjetiva.

A atividade de reflexão permite novas contextualizações, sinalizações de espaço e pode revelar a sensibilidade e poder de síntese. Sandra enfatizou discussões e reflexões, tais como:

– De que modo? De qual metodologia nos apropriaremos para desenvolver nossas tarefas na Universidade das Quebradas?
– O direito de todos! Todos precisam dominar a comunicação oral e escrita.
– A linguagem do indivíduo é um bem e se relaciona com o seu território.