Quebradeira Valéria Barbosa, que está na FLIZO, fala sobre o evento

Durante nove meses a FLIZO – 1ª FESTA LITERÁRIA DA ZONA OESTE foi gerada, formação de uma equipe comprometida com a literatura e as artes, de uma forma geral foi o pulo do gato para dar certo este sonho.

O seu idealizador é o cientista social e escritor George Cleber, mais conhecido como  Binho Cultura, Binho percebeu que a Zona Oeste estava fora  do mapa cultural da Cidade do Rio de Janeiro.

A primeira ação foi reunir-se com poetas dos diversos bairros de Jacarepaguá e dividir a ideia e programar a ação. Distribuiu tarefas de coordenação geral e territorial e com o foco principal de dar visibilidade para os talentos da Zona Oeste, investiu e foi à busca de parcerias.

Câmara luz e ação. Máquinas fotográficas a postos! Muito fleches para nós artistas! A arte pulsante da Zona Oeste já existe e vem desfilar sua força na FLIZO.

Foi feita a primeira catalogação de poetas com obras registradas até o momento; 100 escritores e poetas fazem parte desta relação, mas sabemos que temos outros e que poderão ser inseridos na próxima programação da FLIZO.

Mas, como próxima, esta edição não teve a sua abertura oficial ontem, dia 30 de setembro de 2013? Verdade! E toda a programação continuará até o dia 01 de novembro de 2013.

E quais são as programações? Toda a programação está divulgada no site www.flizo.com.br

E não ficou por aí: a literatura, a fotografia, as artes cênicas e visuais, a gastronomia, a dança, a música, o esporte, a moda, todas as formas de expressão que emergem da região estão sendo descortinadas neste evento.

Na Barra da Tijuca teremos um grande momento na Cidade das Artes no próximo dia 05 de outubro de 2013 a programação atenderá a todas as idades. A literatura, exposição teatro e a música farão parte desta linda festa programada para este dia se estenderá da parte da tarde a noite. E o melhor a entrada é grátis.

É fácil chegar até a Cidade das Artes, é ao lado do Terminal Alvorada na Barra da Tijuca.

No dia 17 de Outubro a FLIZO estará na Faculdade Internacional Signorelli na Freguesia, a partir das 19:00 horas e eu, Valéria Barbosa, estarei falando sobre os meus livros que são a minha declaração de amor a Cidade de Deus. Neste dia também teremos a participação do escritor Alexander Macnum, a cineasta Erica de Freitas e o cantor Nego Vagner e a musicista e flautista Giselle Mascarenhas.

No dia 24 de outubro a Flizo estará na Cidade de Deus, e com certeza a criançada ficará muito feliz com esta linda festa. Os responsáveis pela palavra serão os escritores Maria Inêz e Jorge Silva, teremos a participação especial do MC Aramis. Este evento será na parte da manhã na Escola José Clemente Pereira.

Para o dia 25 de outubro a Flizo preparou para a Faculdade Internacional Signorelli a seguinte programação. Mesa com os escritores Paulo de Medeiros e Jorge Ventura, o coreografo e bailarino Lincoln Pereira junto com o seu grupo de dança e o cantor Luciano Muniz abrilhantarão o espetáculo.

O SESC Nacional, que fica ali bem pertinho da Cidade de Deus e do Gardênia Azul receberá no dia 29 de outubro os escritores Binho Cultura, Anderson Assis e Valéria Barbosa para uma conversa sobre suas obras com os alunos da instituição.

Mas a FLIZO continua a sua programação em cada bairro uma ação poética se mostra confira no site www.flizo.com.br

Por Valéria Barbosa, quebradeira do Pólo de Manguinhos