Samba e literatura com Fred Góes

A relação entre o carnaval e a literatura no Brasil. Como a festa é tratada pelos nossos escritores a partir da segunda metade do século XIX. Os defensores e os detratores do entrudo. O carnaval popular – o samba – a partir da década de 1930 como traço de identidade. A literatura retratada no carnaval das Escolas de Samba.

Fred Góes é letrista. Escritor. Ensaísta. Dramaturgo. Professor. Pesquisador de MPB. Professor/Doutor em Teoria Literária do Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua também nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, onde lidera, com apoio do CNPq, o Grupo Interdisciplinar de Estudos Carnavalescos.
Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação (ECO) e Doutor em Teoria Literária pela Faculdade de Letras, ambas da UFRJ.
Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutoramento junto ao Stone Center for Latin American Studies da Universidade de Tulane, Nova Orleans, EUA, com bolsa da Fundação Rockefeller (2003-2004). Seu projeto comparativo entre o carnaval carioca e o de Nova Orleans, na virada do século XIX para o XX, recebeu o primeiro lugar, tornando-se o primeiro agraciado com a bolsa na área de humanidades da Fundação, junto a mencionada universidade.
Autor de inúmeros ensaios publicados em livros coletivos, revistas e jornais.
Publicou diversos livros, entre os quais “Gilberto Gil” (Coleção Literatura Comentada). Ed. Abril Cultural,1982; “O País do Carnaval Elétrico”. Editora Corrupio,1982; “O que é Geração Beat” (com André Bueno), Editora Brasiliense (Coleção Primeiros Passos) 1984; “Instrumentos de Deus”, com Moraes Moreira. Editora José Olympio, 1986; “Os melhores poemas de Paulo Leminski”, com Álvaro Martins. São Paulo, Ed. Global, 1995 (1a ed), 1996 (2a ed), 1997 (3a ed), 2000 (4ª ed) 2001 (5ª ed); “Em Nome do Corpo” (com Nízia Villaça), Ed. Rocco, 1998; “50 Anos de Trio Elétrico”, que recebeu o prêmio 2000 da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial; “Que corpo é esse?”, com Ester Kosoviski e Nízia Villaça, em 1999, Ed. Mauad; “Nas Fronteiras do Contemporâneo”, organizado com Nízia Villaça, Ed. Mauad, 2001.
Em 2001 foi um dos colaboradores da “Enciclopédia de Literatura Brasileira”, de Afrânio Coutinho e J. Galante Sousa, 2ª edição revista, ampliada, atualizada e ilustrada sob a coordenação de Graça Coutinho e Rita Moutinho.
Proferiu diversas palestras sobre música popular, tanto no Brasil quanto no exterior.

Crédito da imagem:
Rodolpho Chambelland, Baile à fantasia, 1913